Exercícios › Medicina Intensiva e Terminalidade

Controle da dor no fim de vida: opioides e rotação — Medicina Intensiva e Terminalidade

Medicina Intensiva e TerminalidadeControle da dor no fim de vida: opioides e rotaçãoNível 3

Homem de 70 anos com câncer de próstata e metástases ósseas usa morfina oral em horário fixo, com dor bem controlada há semanas. Ele é internado com desidratação e lesão renal aguda (taxa de filtração glomerular estimada de 15 mL/min/1,73 m²). Nos últimos dois dias, ficou sonolento e passou a ter mioclonias frequentes e alucinações visuais. Frequência respiratória de 16 irpm, saturação de 95% em ar ambiente, sem dor no momento.

Qual é a conduta mais adequada?

AAdministrar naloxona em bolus na dose plena, para reverter totalmente o efeito do opioide
BSuspender todos os opioides e manter a analgesia apenas com anti-inflamatório não esteroidal
CReconhecer neurotoxicidade induzida por opioide, causada pelo acúmulo de metabólitos da morfina, e fazer a rotação para um opioide menos dependente da função renal, como fentanil ou metadona, além de hidratar o paciente✓ correta
DAumentar a dose de morfina, porque as mioclonias indicam dor óssea mal controlada
ETrocar a morfina por codeína ou tramadol, que são mais seguros na insuficiência renal
Resposta correta: alternativa C
💡 Explicação
A correta é a C. Mioclonias, sonolência e alucinações em paciente com piora da função renal sugerem neurotoxicidade induzida por opioide. Ela é causada pelo acúmulo de metabólitos ativos da morfina, eliminados pelos rins. A conduta é a rotação para um opioide com metabolismo menos dependente dos rins (fentanil ou metadona, com redução de dose ao trocar de opioide), junto com hidratação, sem deixar o paciente sem analgesia. A naloxona em dose plena (A) não está indicada, porque não há depressão respiratória, e pode provocar dor intensa e abstinência. Anti-inflamatório não esteroidal (B) piora a lesão renal. Codeína e tramadol (E) também acumulam metabólitos na insuficiência renal, e aumentar a morfina (D) agrava a toxicidade.
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Medicina Intensiva e Terminalidade

Admissão e priorização de leitos de UTI (Res. CFM 2.156/2016): Homem de 79 anos, com adenocarcinoma de pâncreas metastático, é atendido no pronto-socorro…Sepse: definições Sepsis-3, SOFA e qSOFA: Mulher de 67 anos chega ao pronto-socorro com febre, tosse produtiva e consolidação em bas…Choque: classificação (obstrutivo) e conduta: Homem de 58 anos, com carcinoma pulmonar conhecido, chega ao pronto-socorro com dispneia p…Cuidados pós-PCR: controle de temperatura e neuroprognóstico: Homem de 58 anos teve parada cardiorrespiratória extra-hospitalar em fibrilação ventricula…