Genética ClínicaFarmacogenética - TPMT/NUDT15 e tiopurinasNível 3
Menino de 6 anos com leucemia linfoblástica aguda está na fase de manutenção com 6-mercaptopurina na dose habitual. Três semanas após o início, apresenta neutrófilos de 200/mm3 e plaquetas de 30.000/mm3, sem infecção, recaída ou outra medicação mielotóxica que explique o quadro.
Qual é a conduta mais adequada?
AInvestigar deficiência de TPMT e NUDT15 por genotipagem ou atividade enzimática e, se confirmada, retomar a tiopurina em dose muito reduzida após a recuperação medular.✓ correta
BAssociar alopurinol para acelerar a eliminação da 6-mercaptopurina e reduzir a mielotoxicidade.
CGenotipar CYP2D6, principal via de inativação da 6-mercaptopurina.
DPesquisar HLA-B*57:01, pois a mielotoxicidade grave precoce é uma reação de hipersensibilidade.
ESuspender as tiopurinas definitivamente, pois a deficiência de TPMT contraindica seu uso de forma absoluta.
Resposta correta: alternativa A
💡 Explicação
A alternativa A está correta: variantes em TPMT e NUDT15 reduzem a inativação das tiopurinas, acumulam nucleotídeos tioguanínicos e causam mielossupressão grave com doses habituais. Identificado o metabolizador intermediário ou fraco, a conduta recomendada é reduzir a dose de forma importante, não suspender definitivamente (E), já que a droga é essencial no tratamento. O alopurinol (B) inibe a xantina oxidase e aumenta a toxicidade das tiopurinas. CYP2D6 (C) não participa dessa via. HLA-B*57:01 (D) está associado à hipersensibilidade ao abacavir, não à mielotoxicidade.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.