Exercícios › Farmacologia Clínica II

Antifúngicos - toxicidade da anfotericina B — Farmacologia Clínica II

Farmacologia Clínica IIAntifúngicos - toxicidade da anfotericina BNível 1

Homem de 34 anos, vivendo com HIV, é internado com meningite criptocócica e inicia anfotericina B desoxicolato por via intravenosa para a fase de indução. Antes do início, a creatinina era de 0,9 mg/dL e os eletrólitos estavam normais.

Qual alteração laboratorial é esperada com o uso desse fármaco e deve ser monitorada?

AHipercalemia e acidose metabólica por bloqueio do canal epitelial de sódio no túbulo coletor.
BHiponatremia por secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
CHiperglicemia por toxicidade direta sobre as células beta pancreáticas.
DElevação da creatinina com hipocalemia e hipomagnesemia, por lesão tubular e vasoconstrição renal.✓ correta
EHipocalcemia e hiperfosfatemia por quelação de íons divalentes.
Resposta correta: alternativa D
💡 Explicação
A alternativa D está correta: a anfotericina B desoxicolato causa vasoconstrição da arteríola aferente e lesão tubular por aumento da permeabilidade das membranas. O resultado é queda da filtração glomerular, perda renal de potássio e magnésio e acidose tubular renal distal. Por isso se recomendam hidratação com solução salina antes das doses, reposição de potássio e magnésio e dosagem frequente de creatinina e eletrólitos. As formulações lipídicas, como a anfotericina lipossomal, são bem menos nefrotóxicas e preferidas em pacientes de risco. Hipercalemia por bloqueio do canal epitelial de sódio (alternativa A) é efeito da trimetoprima, e a hipocalcemia por quelação (E) é típica do foscarnet.
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Farmacologia Clínica II

Uso racional de antimicrobianos - PK/PD de betalactâmicos: Homem de 62 anos, internado em unidade de terapia intensiva com choque séptico de foco abd…Mecanismos de resistência - ESBL e carbapenêmicos: Homem de 58 anos, diabético, com clearance de creatinina de 70 mL/min, é internado com pie…Betalactâmicos - alergia e reatividade cruzada: Mulher de 45 anos refere anafilaxia há 3 anos após uma dose de amoxicilina, com edema de g…Uso racional de antimicrobianos - descalonamento e stewardship: Mulher de 70 anos, em ventilação mecânica há 6 dias, desenvolve pneumonia associada à vent…