Farmacologia Clínica IITuberculostáticos - interação da rifampicina com contraceptivosNível 1
Mulher de 28 anos recebe diagnóstico de tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva e vai iniciar o esquema básico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (RHZE). Ela usa contraceptivo oral combinado com etinilestradiol e levonorgestrel e deseja evitar gestação.
Qual é a orientação correta sobre a contracepção?
AManter o contraceptivo, pois a isoniazida inibe o CYP450 e compensa qualquer efeito da rifampicina.
BManter o contraceptivo, pois a rifampicina inibe o CYP3A4 e aumenta os níveis hormonais.
CManter o contraceptivo e apenas antecipar a tomada diária, já que a interação é de absorção intestinal.
DSuspender o etambutol, que é o responsável pela redução da eficácia contraceptiva.
EUsar método não hormonal, como dispositivo intrauterino de cobre ou preservativo, porque a rifampicina induz o CYP3A4 e acelera o metabolismo dos hormônios.✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
A alternativa E está correta: a rifampicina é um indutor potente do CYP3A4 e de outras enzimas e transportadores. Ela acelera a metabolização do etinilestradiol e dos progestágenos e reduz a eficácia dos contraceptivos hormonais orais e de outras vias. O Ministério da Saúde orienta métodos não hormonais, como dispositivo intrauterino de cobre ou preservativo, durante o tratamento. A alternativa B inverte o mecanismo, e a inibição enzimática discreta da isoniazida (A) não compensa a indução da rifampicina. O etambutol (D) não tem interação relevante com contraceptivos.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.