Exercícios › Farmacologia Clínica II

Fluoroquinolonas - tendinopatia e fatores de risco — Farmacologia Clínica II

Farmacologia Clínica IIFluoroquinolonas - tendinopatia e fatores de riscoNível 1

Homem de 78 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em uso contínuo de prednisona 20 mg/dia e doença renal crônica estágio 3, recebe tratamento de exacerbação infecciosa com levofloxacino, azitromicina por 3 dias e salbutamol inalatório. No quinto dia, sente dor súbita na região posterior do tornozelo direito ao subir uma escada, com sensação de estalo. O exame mostra falha palpável no tendão calcâneo e teste de Thompson positivo.

Qual antimicrobiano está mais provavelmente implicado nesse efeito adverso?

AAzitromicina
BDoxiciclina
CLevofloxacino✓ correta
DAmoxicilina + clavulanato
ECeftriaxona
Resposta correta: alternativa C
💡 Explicação
A alternativa C está correta: as fluoroquinolonas causam tendinopatia e ruptura tendínea, principalmente do tendão calcâneo, com alerta das agências reguladoras. O risco aumenta com idade acima de 60 anos, uso de corticoide sistêmico e doença renal crônica, todos presentes no caso. O levofloxacino deve ser suspenso e as fluoroquinolonas evitadas daqui em diante. A azitromicina (alternativa A) é lembrada pelo prolongamento do intervalo QT, não por tendinopatia. Doxiciclina, amoxicilina + clavulanato e ceftriaxona não têm essa associação clássica.
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Farmacologia Clínica II

Uso racional de antimicrobianos - PK/PD de betalactâmicos: Homem de 62 anos, internado em unidade de terapia intensiva com choque séptico de foco abd…Mecanismos de resistência - ESBL e carbapenêmicos: Homem de 58 anos, diabético, com clearance de creatinina de 70 mL/min, é internado com pie…Betalactâmicos - alergia e reatividade cruzada: Mulher de 45 anos refere anafilaxia há 3 anos após uma dose de amoxicilina, com edema de g…Uso racional de antimicrobianos - descalonamento e stewardship: Mulher de 70 anos, em ventilação mecânica há 6 dias, desenvolve pneumonia associada à vent…