Exercícios › Farmacologia Clínica II

Linezolida - interação e síndrome serotoninérgica — Farmacologia Clínica II

Farmacologia Clínica IILinezolida - interação e síndrome serotoninérgicaNível 2

Homem de 55 anos, em uso crônico de sertralina 100 mg/dia para depressão, é internado com pneumonia necrotizante por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Inicia linezolida 600 mg por via intravenosa a cada 12 horas. Três dias depois, apresenta agitação, tremor, sudorese profusa, temperatura de 38,9 °C, hiper-reflexia e clônus induzível nos membros inferiores. Função renal e hepática normais.

Qual é o mecanismo mais provável desse quadro?

ASíndrome neuroléptica maligna por bloqueio dopaminérgico central causado pela linezolida.
BInibição do citocromo CYP2D6 pela linezolida, elevando os níveis séricos de sertralina.
CReação de hipersensibilidade com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) induzida pela linezolida.
DNeurotoxicidade por acúmulo de linezolida devido à eliminação renal reduzida.
ESíndrome serotoninérgica, porque a linezolida inibe a monoaminoxidase e potencializa o efeito do inibidor seletivo da recaptação de serotonina.✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
A alternativa E está correta: a linezolida é um inibidor fraco, reversível e não seletivo da monoaminoxidase (MAO). Associada a um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, pode causar síndrome serotoninérgica, com alteração do estado mental, hiperatividade autonômica e anormalidades neuromusculares como clônus e hiper-reflexia. A síndrome neuroléptica maligna (alternativa A) cursa com rigidez em cano de chumbo e bradicinesia, não com clônus, e a linezolida não bloqueia receptores dopaminérgicos. A linezolida não é metabolizada pelo CYP450 de forma relevante nem inibe o CYP2D6 (B). A conduta é suspender um dos fármacos, por exemplo trocando para vancomicina, e dar suporte clínico.
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Farmacologia Clínica II

Uso racional de antimicrobianos - PK/PD de betalactâmicos: Homem de 62 anos, internado em unidade de terapia intensiva com choque séptico de foco abd…Mecanismos de resistência - ESBL e carbapenêmicos: Homem de 58 anos, diabético, com clearance de creatinina de 70 mL/min, é internado com pie…Betalactâmicos - alergia e reatividade cruzada: Mulher de 45 anos refere anafilaxia há 3 anos após uma dose de amoxicilina, com edema de g…Uso racional de antimicrobianos - descalonamento e stewardship: Mulher de 70 anos, em ventilação mecânica há 6 dias, desenvolve pneumonia associada à vent…