Oncologia e Cuidados PaliativosNáusea e vômitos: antieméticos por mecanismoNível 2
Mulher de 55 anos, com câncer de pulmão e metástases cerebrais já conhecidas, em cuidado paliativo, refere cefaleia pior pela manhã e ao deitar, com vômitos em jato. Já usa metoclopramida, sem melhora.
Qual é a medida mais adequada, considerando o mecanismo da náusea e dos vômitos?
AAumentar a dose de metoclopramida, já que se trata de lentificação do esvaziamento gástrico.
BUsar dimenidrinato, pela ação sobre o componente vestibular.
CUsar butilbrometo de escopolamina, como antissecretor intestinal.
DUsar dexametasona para reduzir o edema e a hipertensão intracraniana, podendo associar um antiemético.✓ correta
EUsar ondansetrona isolada, como antiemético universal de primeira escolha.
Resposta correta: alternativa D
💡 Explicação
A alternativa D está correta: náusea e vômitos com cefaleia matinal e vômitos em jato em paciente com metástase cerebral sugerem hipertensão intracraniana, que responde ao corticoide (dexametasona) por redução do edema peritumoral. O antiemético deve ser escolhido pelo mecanismo. A alternativa A erra porque a metoclopramida é indicada na gastroparesia, que não é o mecanismo aqui. A alternativa B erra porque o dimenidrinato serve para o componente vestibular ou de movimento. A alternativa C erra porque a escopolamina serve para cólica e secreção na obstrução intestinal. A alternativa E erra porque a ondansetrona é mais útil em náuseas induzidas por quimioterapia e não é universal (Manual ANCP).Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.