Exercícios › Clínica Médica III

Dislipidemia - estratificação de risco e tratamento inicial — Clínica Médica III

Clínica Médica IIIDislipidemia - estratificação de risco e tratamento inicialNível 1

Homem de 58 anos, com DM2, teve infarto agudo do miocárdio há 1 ano. Parou a estatina por conta própria há 4 meses. O perfil lipídico atual mostra LDL-c de 128 mg/dL, HDL-c de 38 mg/dL e triglicerídeos de 190 mg/dL.

Qual é a conduta mais adequada para a dislipidemia?

AApenas dieta e atividade física por 3 meses, reavaliando antes de medicar
BRetomar estatina de alta intensidade, como a atorvastatina, junto com mudanças no estilo de vida✓ correta
CIniciar fibrato em monoterapia por causa do HDL-c baixo
DRetomar estatina de baixa intensidade, como a sinvastatina 10 mg
EIniciar ezetimiba em monoterapia
Resposta correta: alternativa B
💡 Explicação
A alternativa B está correta: o paciente tem doença aterosclerótica estabelecida (infarto prévio) e diabetes, o que o coloca em risco cardiovascular muito alto. Nesse caso está indicada estatina de alta intensidade, junto com mudanças no estilo de vida e reforço da adesão. Adiar o tratamento medicamentoso (A) ou usar estatina de baixa intensidade (D) não protege adequadamente quem já infartou. O fibrato não é primeira linha para reduzir eventos com triglicerídeos abaixo de 500 mg/dL (C). A ezetimiba é associação para quem não atinge a meta com estatina, e não monoterapia inicial (E).
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Clínica Médica III

Diabetes mellitus - critérios diagnósticos (SBD): Homem de 48 anos, assintomático, IMC de 29 kg/m², pai com diabetes, comparece à UBS para r…Tratamento do DM2 - iSGLT2 em insuficiência cardíaca: Mulher de 62 anos, com DM2 há 8 anos, usa metformina 2 g/dia. Tem insuficiência cardíaca c…Cetoacidose diabética - potássio e insulinoterapia: Jovem de 19 anos, com DM1, chega ao pronto-socorro com vômitos, dor abdominal e respiração…Adrenal - insuficiência adrenal e crise adrenal: Homem de 40 anos tem fadiga e perda de peso há 4 meses e escurecimento da pele das dobras …