Clínica Médica IIIAdrenal - insuficiência adrenal e crise adrenalNível 2
Homem de 40 anos tem fadiga e perda de peso há 4 meses e escurecimento da pele das dobras e da mucosa oral. Após uma gastroenterite, chega ao pronto-socorro com PA de 78/50 mmHg, confuso. Exames: sódio de 126 mEq/L, potássio de 5,9 mEq/L e glicemia de 62 mg/dL.
Qual é a conduta imediata mais adequada?
AAguardar o resultado do cortisol sérico antes de iniciar qualquer corticoide
BIniciar fludrocortisona oral isolada e observar a evolução
CColher cortisol e ACTH sem atrasar o tratamento e iniciar hidrocortisona intravenosa com soro fisiológico e glicose✓ correta
DAdministrar furosemida intravenosa para corrigir a hipercalemia
ERealizar teste de estímulo com ACTH sintético antes de qualquer tratamento
Resposta correta: alternativa C
💡 Explicação
A alternativa C está correta: hiperpigmentação, hipotensão, hiponatremia, hipercalemia e hipoglicemia sugerem crise adrenal por insuficiência adrenal primária (doença de Addison). A crise é emergência: colhe-se sangue para cortisol e ACTH, mas a hidrocortisona intravenosa e a reposição volêmica com soro fisiológico e glicose começam imediatamente. Esperar exames (A) ou fazer o teste de estímulo antes de tratar (E) pode ser fatal. A fludrocortisona oral não trata a crise (B). A furosemida pioraria a hipovolemia, e a hipercalemia melhora com a reposição de corticoide e volume (D).Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.