Exercícios › Clínica Médica III

Tireoide - hipertireoidismo por doença de Graves — Clínica Médica III

Clínica Médica IIITireoide - hipertireoidismo por doença de GravesNível 2

Mulher de 28 anos, com beta-hCG negativo, refere palpitações, perda de 6 kg em 2 meses, tremor e intolerância ao calor. Exame: FC de 112 bpm, bócio difuso com sopro, exoftalmia bilateral e retração palpebral. Exames: TSH abaixo de 0,01 mUI/L, T4 livre de 4,2 ng/dL e anticorpo antirreceptor de TSH (TRAb) positivo.

Qual é a conduta inicial mais adequada no ambulatório?

ALevotiroxina para bloquear o eixo hipofisário
BIodo radioativo imediato, sem preparo prévio
CPropiltiouracil como fármaco de primeira escolha
DTireoidectomia total de urgência
EMetimazol e propranolol para controle dos sintomas adrenérgicos✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
A alternativa E está correta: o quadro é de doença de Graves (bócio difuso, oftalmopatia e TRAb positivo). A SBEM recomenda iniciar com metimazol e associar um betabloqueador, como o propranolol, para aliviar taquicardia e tremor. O propiltiouracil tem maior risco de hepatotoxicidade e fica reservado para o primeiro trimestre da gestação ou para a crise tireotóxica (C). O iodo radioativo pode piorar a oftalmopatia e não é a melhor escolha imediata nesta paciente com exoftalmia (B). A levotiroxina pioraria a tireotoxicose (A), e a cirurgia não é conduta de urgência (D).
Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.
Pratique mais — de graça

No Canetinha você resolve questões com correção na hora e explicação da IA, acompanha seu progresso e segue seus professores. É grátis.

Criar conta grátisVer mais exercícios

Questões relacionadas de Clínica Médica III

Diabetes mellitus - critérios diagnósticos (SBD): Homem de 48 anos, assintomático, IMC de 29 kg/m², pai com diabetes, comparece à UBS para r…Tratamento do DM2 - iSGLT2 em insuficiência cardíaca: Mulher de 62 anos, com DM2 há 8 anos, usa metformina 2 g/dia. Tem insuficiência cardíaca c…Cetoacidose diabética - potássio e insulinoterapia: Jovem de 19 anos, com DM1, chega ao pronto-socorro com vômitos, dor abdominal e respiração…Adrenal - insuficiência adrenal e crise adrenal: Homem de 40 anos tem fadiga e perda de peso há 4 meses e escurecimento da pele das dobras …