Clínica Médica IIDistúrbios hidroeletrolíticos - hipercalemiaNível 2
Homem de 68 anos, com doença renal crônica estágio G4 e insuficiência cardíaca, usa enalapril e espironolactona. Procura o pronto-atendimento com fraqueza muscular há 2 dias. Está consciente, com PA de 134/82 mmHg e FC de 58 bpm. Potássio sérico de 7,2 mEq/L, confirmado em amostra sem hemólise. O ECG mostra ondas T apiculadas e alargamento do QRS.
Qual é a primeira medida a ser tomada?
APoliestirenossulfonato de cálcio por via oral
BFurosemida intravenosa em dose alta
CGluconato de cálcio 10% intravenoso✓ correta
DBicarbonato de sódio intravenoso para todos os casos
ESuspender os medicamentos e repetir o potássio em 24 horas
Resposta correta: alternativa C
💡 Explicação
A alternativa C está correta: hipercalemia grave com alterações no ECG é emergência, e a primeira medida é o gluconato de cálcio intravenoso, que estabiliza a membrana do miocárdio em minutos e reduz o risco de arritmia fatal, embora não baixe o potássio. Logo em seguida vêm as medidas que deslocam o potássio para dentro da célula (insulina com glicose e beta-2-agonista inalatório) e as que o eliminam (resinas de troca, diurético ou diálise, conforme o caso). A resina oral e a furosemida agem devagar e não protegem o coração de imediato. O bicarbonato não é medida de rotina e tem papel principalmente na acidose metabólica associada. A suspensão de enalapril e espironolactona é necessária, mas não basta como conduta inicial.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.