Medicina de Emergência e Cirurgia do TraumaParada cardiorrespiratória - ritmos chocáveisNível 2
Homem de 60 anos perde a consciência na sala de observação do pronto-socorro. Não responde, não respira normalmente e não tem pulso central. O monitor mostra fibrilação ventricular. A equipe inicia RCP de alta qualidade e aplica um choque bifásico de 200 J. Depois de 2 minutos de RCP, o ritmo continua em fibrilação ventricular, é aplicado o segundo choque e as compressões são retomadas imediatamente. Já há acesso venoso periférico.
De acordo com as diretrizes da AHA e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, qual fármaco deve ser administrado agora?
AEpinefrina 1 mg IV, repetida a cada 3 a 5 minutos✓ correta
BAmiodarona 300 mg IV em bolus
CLidocaína 3 mg/kg IV em bolus
DAtropina 1 mg IV, repetida a cada 3 a 5 minutos
EEpinefrina 0,5 mg IM na face lateral da coxa
Resposta correta: alternativa A
💡 Explicação
A alternativa A está correta: pelas diretrizes da AHA e da SBC, nos ritmos chocáveis a epinefrina 1 mg IV ou IO é feita depois do segundo choque e repetida a cada 3 a 5 minutos. A amiodarona 300 mg em bolus entra depois do terceiro choque, na FV ou TV sem pulso refratária, e dá-la agora antecipa a sequência. A lidocaína é alternativa à amiodarona, e a dose inicial é de 1 a 1,5 mg/kg, não 3 mg/kg. A atropina não tem papel na PCR. A epinefrina intramuscular é o tratamento da anafilaxia, não da parada cardiorrespiratória.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.