Seminário Integrador em Clínica MédicaIdoso e polifarmácia: desprescrição de benzodiazepínicoNível 1
Mulher de 82 anos, acompanhada na UBS, usa clonazepam 2 mg à noite há 10 anos para insônia. Também usa losartana e sinvastatina. Nos últimos 6 meses teve duas quedas em casa, e a filha relata esquecimentos frequentes e sonolência durante o dia. O exame físico mostra marcha lentificada, sem déficits focais.
Qual é a conduta mais adequada em relação ao clonazepam?
ASuspender o clonazepam de imediato e orientar higiene do sono
BTrocar por diazepam em dose equivalente, de meia-vida maior
CManter o clonazepam e associar zolpidem para melhorar o sono
DPlanejar retirada gradual, com higiene do sono e terapia cognitiva✓ correta
EManter o clonazepam e iniciar donepezila para os esquecimentos
Resposta correta: alternativa D
💡 Explicação
A alternativa D está correta: benzodiazepínicos em idosos estão associados a quedas, fraturas e prejuízo cognitivo (constam nos critérios de Beers), e a desprescrição deve ser feita com redução gradual da dose ao longo de semanas a meses, junto com abordagem não farmacológica da insônia. Suspender de forma abrupta (A) após uso prolongado pode causar abstinência, com insônia de rebote, ansiedade e até convulsões. O diazepam (B) tem meia-vida longa e acumula no idoso. Associar donepezila (E) para um efeito adverso do próprio clonazepam seria uma cascata de prescrição.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.