Patologia ClínicaImuno-hematologia - reações transfusionaisNível 2
Homem de 70 anos, no pós-operatório, começa a receber um concentrado de hemácias. Cerca de 15 minutos depois, apresenta febre, calafrios, dor lombar, hipotensão e urina avermelhada. A transfusão é interrompida imediatamente e o acesso venoso é mantido com soro fisiológico.
Qual é a conduta laboratorial inicial mais adequada?
AColher apenas hemocultura do paciente, pois o quadro é típico de reação febril não hemolítica
BDosar IgA sérica, pois o quadro indica reação anafilática por deficiência de IgA
CRepetir a prova cruzada usando apenas a amostra pré-transfusional já armazenada
DConferir a identificação e enviar ao banco de sangue a bolsa e uma nova amostra do paciente para retipagem ABO/Rh, Coombs direto e marcadores de hemólise✓ correta
EFazer Coombs indireto no plasma do doador para detectar anticorpos contra as hemácias do receptor
Resposta correta: alternativa D
💡 Explicação
A alternativa D está correta: febre, dor lombar, hipotensão e hemoglobinúria logo no início da transfusão sugerem reação hemolítica aguda, geralmente por incompatibilidade ABO causada por erro de identificação. A investigação começa pela conferência da identificação e pelo envio da bolsa e de uma nova amostra para retipagem ABO/Rh, Coombs direto (anticorpo ligado às hemácias transfundidas) e marcadores de hemólise (LDH, bilirrubina, haptoglobina, hemoglobina livre). A reação febril não hemolítica (A) não explica hipotensão nem hemoglobinúria. A reação anafilática (B) cursa com urticária, broncoespasmo e angioedema. Usar só a amostra antiga (C) não detecta uma eventual troca de amostra.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.