Medicina de Família e Comunidade IIPolifarmácia - cascata de prescrição e desprescriçãoNível 3
Mulher de 76 anos, hipertensa, é trazida pela filha à UBS. Há 4 meses começou a usar anlodipino. Dois meses depois apresentou edema maleolar e, em outro serviço, recebeu furosemida. Desde então tem noctúria, urgência e perdas urinárias, além de tontura ao se levantar. Há 2 semanas, num pronto atendimento, foi prescrita oxibutinina para a incontinência, e a filha percebe que a mãe está mais confusa e esquecida. A PA sentada é de 118/70 mmHg.
Qual é a conduta mais adequada?
AReconhecer a cascata de prescrição, revisar a indicação de cada medicamento e desprescrever de forma escalonada (retirar oxibutinina e furosemida e reduzir ou substituir o anlodipino), monitorando PA e sintomas.✓ correta
BSolicitar tomografia de crânio e exames laboratoriais para investigar demência, pela confusão recente.
CManter os medicamentos e acrescentar inibidor da colinesterase para o declínio cognitivo.
DEncaminhar à urologia por incontinência de urgência refratária ao tratamento.
ETrocar a oxibutinina por outro antimuscarínico mais seletivo para a bexiga e manter os demais.
Resposta correta: alternativa A
💡 Explicação
A alternativa A está correta: trata-se de uma cascata de prescrição. O edema do anlodipino foi tratado com diurético, o diurético causou urgência e incontinência, que foram tratadas com um anticolinérgico (inadequado em idosos pelos critérios de Beers), e este provocou confusão. A conduta é revisar os medicamentos e desprescrever. Investigar demência (B) ou tratá-la (C) medicaliza um efeito adverso reversível. Encaminhar à urologia (D) ignora a causa farmacológica. Trocar o antimuscarínico (E) mantém a cascata. A PA baixa e a tontura postural também justificam reduzir os anti-hipertensivos. Referência: critérios de Beers e STOPP/START; Tratado de MFC (polifarmácia e desprescrição).Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.