GeriatriaIncontinência urinária: causas transitórias (DIAPPERS) e conduta inicialNível 2
Uma mulher de 82 anos, continente antes da internação, está no quarto dia de pós-operatório de fratura do colo do fêmur e passou a perder urina. Recebe furosemida endovenosa, não evacua há cinco dias e permanece a maior parte do tempo no leito, com dificuldade para chegar ao banheiro. Não tem sintomas urinários irritativos, e o exame de urina é normal.
A conduta inicial mais adequada é:
APassar sonda vesical de demora como medida definitiva para controlar as perdas
BIniciar oxibutinina para tratar uma provável hiperatividade detrusora
CIdentificar e tratar as causas transitórias: fármaco, constipação e mobilidade restrita✓ correta
DEncaminhar para avaliação de cirurgia de correção de incontinência de esforço
EConsiderar a incontinência irreversível pela idade e manter fralda geriátrica
Resposta correta: alternativa C
💡 Explicação
A alternativa C está correta: incontinência de início recente em idoso hospitalizado deve ser investigada primeiro quanto às causas transitórias, lembradas pelo mnemônico DIAPPERS. Nesse caso estão presentes a medicação (diurético de alça), o excesso de débito urinário, a mobilidade restrita e a impactação fecal. Corrigir esses fatores costuma resolver ou reduzir muito as perdas. A sonda de demora (A) aumenta o risco de infecção e não trata a causa. A oxibutinina (B) é anticolinérgica, está nos critérios de Beers e piora a constipação. Tratar o quadro como definitivo (D e E) ignora que ele é transitório e reversível.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.