Farmacologia Clínica IFarmacologia respiratória - antimuscarínicos inalatóriosNível 2
Homem de 72 anos, com DPOC e hiperplasia prostática benigna sintomática, iniciou tiotrópio inalatório uma vez ao dia para controle da dispneia. Duas semanas depois procura o pronto-socorro com dor suprapúbica e incapacidade de urinar, e a bexiga está palpável ao exame.
Qual mecanismo do fármaco explica o efeito adverso?
AAgonismo beta-2 no detrusor, que relaxa a bexiga e reduz sua contração
BAntagonismo muscarínico M3 no detrusor, que reduz sua contração✓ correta
CBloqueio alfa-1 no colo vesical, que aumenta a resistência à saída da urina
DInibição da fosfodiesterase no músculo liso, que impede o esvaziamento vesical
EEstímulo de receptores nicotínicos, que contrai o esfíncter uretral externo
Resposta correta: alternativa B
💡 Explicação
O tiotrópio é antagonista muscarínico de longa ação que bloqueia receptores M3 do músculo liso brônquico, causando broncodilatação. A absorção sistêmica, embora pequena, pode bloquear também os receptores M3 do detrusor, reduzindo sua contração; em homens com obstrução prostática isso pode precipitar retenção urinária, e há cautela semelhante no glaucoma de ângulo fechado. O agonismo beta-2 corresponde aos broncodilatadores beta-2 agonistas, e a inibição de fosfodiesterase, à teofilina. O bloqueio alfa-1 relaxa o colo vesical e é usado justamente para tratar a hiperplasia prostática.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.