Farmacologia Clínica IAINE: toxicidade renal e interação com IECA e diuréticoNível 2
Homem de 72 anos, hipertenso e com insuficiência cardíaca, usa enalapril 20 mg duas vezes ao dia e furosemida 40 mg/dia, com creatinina basal de 1,0 mg/dL. Por dor no joelho, iniciou ibuprofeno 600 mg três vezes ao dia por conta própria. Duas semanas depois, apresenta oligúria e edema, com creatinina de 2,3 mg/dL e potássio de 5,9 mEq/L.
Qual o principal mecanismo da lesão renal aguda?
ANefrite intersticial alérgica pelo enalapril, sem relação com o uso do AINE
BVasoconstrição da arteríola eferente pelo AINE, aumentando a fração de filtração
CNecrose tubular direta causada pela furosemida e potencializada pela hipercalemia
DRedução das prostaglandinas vasodilatadoras aferentes, somada à perda do tônus eferente✓ correta
EInibição seletiva da COX-1 renal, com aumento da secreção de renina e aldosterona
Resposta correta: alternativa D
💡 Explicação
Em situações de perfusão renal dependente de compensação (idoso, insuficiência cardíaca, uso de diurético), as prostaglandinas mantêm a arteríola aferente dilatada; o AINE bloqueia esse mecanismo, enquanto o IECA impede a vasoconstrição eferente mediada pela angiotensina II, e a pressão de filtração glomerular cai. A associação IECA ou BRA, diurético e AINE é uma combinação clássica de risco. A hipercalemia resulta da queda da filtração, do IECA e da redução de renina e aldosterona causada pelo AINE, que diminui, e não aumenta, esses hormônios. O AINE não atua sobre a arteríola eferente, o que invalida a alternativa B.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.