Farmacologia Clínica IInterações medicamentosas: glicoproteína-PNível 2
Homem de 75 anos, com fibrilação atrial persistente e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, usa digoxina 0,125 mg/dia com nível sérico estável na faixa terapêutica. Inicia amiodarona para controle do ritmo. Duas semanas depois, apresenta náuseas, anorexia, visão amarelada e frequência cardíaca de 42 bpm. A digoxinemia está acima da faixa terapêutica, e a função renal e os eletrólitos estão inalterados.
Qual o principal mecanismo que explica o aumento da digoxinemia?
AInibição da glicoproteína-P, reduzindo a secreção renal e biliar da digoxina✓ correta
BIndução do CYP3A4, gerando metabólito ativo da digoxina com maior potência
CDeslocamento da digoxina da albumina, com aumento da fração livre plasmática
DRedução da filtração glomerular da digoxina por vasoconstrição renal da amiodarona
EInibição direta da Na+/K+-ATPase pela amiodarona, somada à ação da digoxina
Resposta correta: alternativa A
💡 Explicação
A alternativa A está correta: a digoxina é substrato da glicoproteína-P, transportador de efluxo que participa de sua secreção tubular renal, de sua excreção biliar e da limitação de sua absorção intestinal. A amiodarona (assim como o verapamil e a claritromicina) inibe esse transportador e eleva a digoxinemia, o que exige redução da dose de digoxina e monitorização sérica ao associar os fármacos. A digoxina é pouco metabolizada pelo CYP450 e tem baixa ligação a proteínas plasmáticas, o que torna B e C incorretas. A função renal se manteve inalterada, o que afasta a alternativa D. A amiodarona não inibe a Na+/K+-ATPase; ela soma efeito bradicardizante por outros mecanismos, mas isso não explica a elevação do nível sérico.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.