Farmacologia GeralReações adversas a medicamentos - classificaçãoNível 1
Um paciente em uso de varfarina, um anticoagulante oral, tem a dose aumentada. Duas semanas depois, apresenta sangramento gengival e hematúria. O quadro é uma intensificação do efeito anticoagulante esperado do fármaco e se relaciona diretamente com a dose.
Como essa reação adversa é classificada?
ATipo B, reação bizarra e não relacionada à dose.
BTipo C, reação relacionada ao uso crônico e cumulativo.
CTipo D, reação tardia, como carcinogênese ou teratogênese.
DTipo F, falha terapêutica inesperada.
ETipo A, reação aumentada, previsível e dependente da dose.✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
As reações do tipo A (aumentadas) são extensões do efeito farmacológico conhecido. São previsíveis, dependem da dose e costumam ser as mais frequentes. O sangramento com anticoagulante em dose excessiva é um exemplo clássico. As reações do tipo B (bizarras), como a anafilaxia e as idiossincrasias, não decorrem do mecanismo farmacológico e não dependem da dose de forma simples. Os tipos C, D e F descrevem, respectivamente, efeitos do uso crônico, efeitos tardios e falha terapêutica, que não correspondem ao quadro.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.