Psicologia Médica e Saúde MentalBases neurobiológicas e psicofármacos por classe: antipsicóticosNível 3
Um homem de 30 anos com transtorno psicótico iniciou um antipsicótico de primeira geração. Após duas semanas, apresenta rigidez muscular, tremor de repouso, marcha lenta e face pouco expressiva.
Qual mecanismo farmacológico explica melhor esse efeito adverso?
ABloqueio de receptores serotoninérgicos 5-HT2A na via mesolímbica.
BInibição da recaptação de serotonina no córtex pré-frontal.
CPotencialização da ação do GABA nos receptores GABA-A do cerebelo.
DBloqueio de receptores dopaminérgicos D2 na via mesolímbica.
EBloqueio de receptores dopaminérgicos D2 na via nigroestriatal.✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
A alternativa E está correta: os antipsicóticos, especialmente os de primeira geração, bloqueiam receptores D2; na via nigroestriatal, que participa do controle motor, esse bloqueio produz sintomas extrapiramidais, como o parkinsonismo medicamentoso. A alternativa D descreve um mecanismo real, mas responsável pelo efeito antipsicótico (redução dos sintomas positivos), e não pelo efeito motor adverso. A alternativa A erra porque o bloqueio 5-HT2A, presente em antipsicóticos de segunda geração, tende a reduzir os efeitos extrapiramidais. As alternativas B e C descrevem mecanismos de antidepressivos e de ansiolíticos benzodiazepínicos, respectivamente.Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.