Formando Primeiros Respondentes na ComunidadeDEA em situações especiais: marca-passo e adesivo de medicamentoNível 3
Em uma igreja, um idoso entra em PCR. Ao expor o tórax para usar o DEA, a voluntária treinada percebe uma saliência sob a pele abaixo da clavícula direita, que o filho informa ser um marca-passo, e um adesivo medicamentoso exatamente no local onde ficaria a outra pá.
Qual é a conduta mais adequada?
ANão usar o DEA, pois o choque pode danificar o marca-passo e piorar o quadro
BAplicar as pás diretamente sobre o marca-passo e sobre o adesivo, sem perder tempo
CManter apenas as compressões até o SAMU chegar, já que o marca-passo assumirá o ritmo
DLigar para a regulação do SAMU e aguardar autorização médica antes de colar as pás
ERetirar o adesivo e limpar a pele, posicionar a pá afastada do marca-passo, sem colá-la sobre o aparelho, e seguir o DEA✓ correta
Resposta correta: alternativa E
💡 Explicação
A alternativa E está correta: o adesivo deve ser retirado e a pele limpa, porque ele pode bloquear a corrente e causar queimadura, e a pá deve ficar afastada do gerador do marca-passo (ou em posição anteroposterior), sem atrasar o choque. A presença de marca-passo não contraindica o DEA (A), e a vítima em PCR não está sendo protegida pelo dispositivo (C). Colar a pá sobre o aparelho ou o adesivo (B) reduz a eficácia do choque. A regulação deve ser acionada, mas o uso do DEA não depende de autorização prévia (D).Questão enviada por Equipe Canetinha ao banco público do Canetinha.